*Fungo gigante: Um fungo gigante foi descoberto por cientistas americanos em uma floresta em Oregon(EUA). Cobrindo uma área equivalente a 1200 campos de futebol, o fungo é até agora o maior ser vivo já descoberto, e ainda está em processo de crescimento sob as raízes das árvores. Os cientistas acreditam que o fungo tem, pelo menos, 2400 anos de idade.
*O Sol libera mais energia em um segundo do que tudo que a humanidade já consumiu em toda a sua existência.
*Ratos não vomitam.
*"J" é a única letra que não aparece na tabela periódica.
*A ovelha Dolly tem esse nome porque ela foi criada a partir de uma célula da glândula mamária da mãe, e em homenagem aos grandes seios de Dolly Parton.
*A maneira mais fácil de diferenciar um animal carnívoro de um herbívoro é olhando nos seus olhos. Os carnívoros (cachorros, leões) possuem os olhos na parte da frente da cabeça, o que facilita a localização do alimento (olhos de predador). Já os herbívoros (aves, coelhos) possuem os olhos do lado da cabeça para perceber a aproximação de um possível predador (olhos de presa).
*Nesse exato momento há mais de 100.000.000 microorganismos se alimentando, se reproduzindo, nadando e depositando detritos na área em volta dos seus lábios.
*Para algumas pessoas, comer aspargos deixa a urina com cheiro diferente.
*Você pisca aproximadamente 25 mil vezes por dia.
*Os chipanzés são os únicos animais capazes de se reconhecer na frente de um espelho.
*O material mais resistente criado pela natureza é a teia de aranha.
*As moscas domésticas vivem apenas 2 semanas.
*O nome científico do gorila é "Gorilla, gorilla, gorilla".
*Graham Bell atendia o telefone dizendo "Ahoy"
*Uma pulga fêmea consome por dia 15 vezes o próprio peso em sangue!
*Há mais de 2400 espécias de pulgas conhecidas.
*Quando cobras nascem com duas cabeças, as cabeças brigam entre si por comida.
*Einstein nunca foi um bom aluno, e nem sequer falava direito aos 9 anos. Seus pais achavam que ele era retardado.
*O Oceano Atlântico é mais salgado que o Pacífico.
*O elefante é o único animal com quatro joelhos.
*É possível ver 500.000 crateras na Lua olhando-se da Terra.
*A cada ano, 98% dos átomos do seu corpo são substituídos.
*Ovelhas não bebem água corrente.
*Um coelho pode ver atrás de si mesmo sem mexer o pescoço, graças a seus olhos que ficam do lado da cabeça.
*As únicas pedras da Antártida são fragmentos de meteoritos.
*O crânio tem 29 ossos.
*Os koalas não bebem água, eles absorvem os líquidos das folhas de eucalipto.
*Seu cabelo cresce mais rápido à noite, e você perde em média 100 fios por dia.
*Os astronautas são mais altos no espaço que na Terra, devido à ausência de gravidade.
*Os olhos de um hamster podem cair se você pendurá-lo de cabeça pra baixo.
*Um copo de água quente congela primeiro que um de água fria.
* A Terra pesa 6.600 sextilhões de toneladas.
* Uma pessoa que pesa 60 kilos na Terra pesaria 10 kilos na Lua e 1680 kilos no Sol.
* O primeiro passo na Lua foi dado por um pé tamanho 41.
* A distância média do centro da Terra ao centro do Sol, definida em 1938 é de 149.597.870 Km.
* Um ano-luz equivale a 9.460.500.000.000 de quilômetros. O Sol fica a 30 mil anos-luz do centro de nossa galáxia.
* Um papagaio fala no máximo 20 palavras.
* Sabe por que aquela aranha temida é chamada "viúva-negra"? Depois do casamento ela simplesmente devora seu companheiro. Ela pode liquidar dessa maneira até 25 pretendentes num só dia.
* Um camelo pode beber 120 litros d'água em 10 minutos.
* Num único dia uma andorinha come 2.000 moscas.
* A formiga mais perigosa do mundo é a bull-dog, da Austrália e Tasmânia. Desde 1936, foi responsável por pelo menos três casos fatais registrados entre seres humanos, sendo que o último ocorreu em novembro de 1988.
* A girafa já nasce com 2 metros, e o elefante, com 100 quilos.
*Durante o acasalamento, o gafanhoto fêmea "come" a cabeça do macho para excitá-lo. Muitas vezes o macho acaba morrendo.
*O órgão sexual da aranha macho está localizado no final de uma de suas patinhas.
*O arco-íris acaba onde? Em nenhum lugar. Quando a luz do Sol alcança as gotas de chuva é que surge o arco-íris. A água reflete a luz, que é composta das cores vermelha, laranja, amarela, verde, azul, violeta e roxa, sempre na mesma ordem. A luz atravessa as gotas que se dividem em faixas coloridas.
*O coice mais violento de que se tem notícia é o da girafa.
*Você sabia que o carro médio emite por ano uma quantidade de poluentes atmosféricos equivalente ao seu peso? Acredita-se que 60% da poluição atmosférica venha dos automóveis.
*Em um recém-nascido são encontrados 300 ossos. Em um adulto esse número diminui para 206.
*Um adulto elimina três litros d'água por dia, por meio da urina, do suor e da respiração.
*Cada sílaba que o homem pronuncia põe em movimento 72 músculos do corpo. Para sorrir ele usa 14 músculos. Para beijar, 29.
*O nariz pode perceber até 6850 cheiros diferentes.
*Um homem produz 1000 espermatozóides por segundo.
*Um adulto pisca os olhos 24 vezes por minuto.
*Um alimento engolido leva de 4 à 8 segundos para chegar no estômago.
*Em 1816, um dente que havia sido de Sir Isaac Newton (1642-1727) foi vendido em Londres por US$1.168.
*Quando você espirra, o ar sai só seu nariz a uma velocidade de 160km/h. Os homens espirram mais que as mulheres.
*A capacidade média de um estômago de uma pessoa adulta normal é de 2 litros de alimentos.
*Um objeto de metal, por exemplo uma bola de aço de um quilo, se atirada na água dentro da Fossa Marinha, levaria quase 64 minutos para atigir o fundo do mar, onde a pressão hidrostática é superior a 1.250 bars.
Curiosidades Gerais
Marcadores: Curiosidades
Cromossomos
Saiba mais sobre os Cromossos e sua função no desenvolvimento celular, Cromatina, DNA, RNA, Genes,
Divisão Celular, Células Haplóides e Diplóides, Núcleo Celular, Ácido Nucléico, Meiose, etc.
Cromossomos de seres humanos
O que são?
Os cromossomos são os responsáveis por carregar toda a informação que as células necessitam para seu crescimento, desenvolvimento e reprodução. Localizados no núcleo celular, eles são constituídos por DNA, que, em padrões específicos, são denominados genes.
Informações sobre os cromossomos
As características próprias de cada indivíduo, como, por exemplo, a cor dos olhos, cabelos, estatura, entre tantas outras, são hereditárias, uma vez que fazem parte de seu código genético (DNA).
Os cromossomos normalmente encontram-se em pares, mas nem sempre estão visíveis desta forma, especialmente quando se encontram descondensados e desprendidos da cromatina. Contudo, eles voltam a se condensar e se enrolar no momento da reprodução celular, nesta fase, eles podem ser vistos em pares.
Em nosso código genético há 46 cromossomos (23 pares); contudo, é importante saber que o número de cromossomos não está relacionado ao nível de inteligência ou complexidade de cada criatura, uma vez que, o ser humano, não é o ser que possui a maior quantidade de cromossomos.
Existem ainda, muitos organismos da mesma espécie com diferentes números de cromossomos, um exemplo, é a freqüência com que são encontradas plantas da mesma espécie com esta característica.
Dentro do núcleo celular, encontramos também um outro ácido nucléico que contribui na formação de proteína e divisão celular. Tanto o RNA quanto o DNA, são encontrados dentro núcleo celular.
A maioria das células humanas encontram-se em pares, e, por isso, são chamadas diplóides (46 cromossomos). Há também as células haplóides (23 cromossomos), estas, possuem apenas metade do número de cromossomos e normalmente são encontradas nas células germinativas masculina e feminina. É através das células haplóides que ocorrerá a meiose.
Transporte Passivo - Difusão e Osmose
Informações sobre o transporte de soluções dentro da célula, difusão e osmose, soluções
Osmose em uma célula
O que é
O transporte passivo é o transporte que ocorre entre duas soluções que tem por objetivo igualar as concentrações, ele ocorre sem o gasto de energia. Ele se divide em dois tipos: difusão e osmose.
A difusão é a modalidade de transporte passivo, na qual, o soluto passa da solução mais concentrada (hipertônica) para a menos concentrada (hipotônica). Isto ocorre com o objetivo delas se tornarem iguais (isotônica).
Quanto maior for a diferença entre as concentrações, mais rápido será o transporte. Por exemplo, a nicotina entra mais rapidamente na corrente sanguínea do não fumante do que na do fumante, isto ocorre devido ao fato desta substância não estar presente na corrente sanguínea do indivíduo que não fuma.
Outro exemplo sobre a difusão é o cloro jogado na piscina. Ele se misturará completamente a água, deslocando-se do meio de maior concentração para o menos concentrado até ficar distribuído homogeneamente por toda a piscina.
A osmose é a modalidade de transporte passivo, na qual, o solvente é transportando do meio de maior concentração para o meio menos concentrado.
Um exemplo bem simples para entendermos a osmose é observar a ação do açúcar sobre o morango. Quando colocado em contato com o morango, o açúcar recebe a água contida nesta fruta.
Também observamos a osmose quando tomamos banho de mar, uma vez que há uma concentração de soluto (sal) bem mais elevada no mar do que aquela presente em nosso corpo.
Há situações em que ambas (osmose e difusão) ocorrerão simultaneamente. Este é o caso do sal que ao ir para a corrente sanguínea, passará para o liquido intersticial (liquido de onde as células retiram seus nutrientes e depositam os seus resíduos) por difusão. E por osmose, a água contida no líquido intersticial passará para a corrente sanguínea. O resultado disso será a elevação do volume de sangue e da pressão sanguínea.
Célula Animal - Visão Geral
Sobre as células do corpo humano, informações sobre citologia, tipos de células, respiração celular, organelas da células
Células do sangue - imagem de microscópio
Introdução
Todos os seres vivos são formados por células. Eles podem ser unicelulares (formados por apenas uma célula) ou pluricelulares (formados por várias células).
Informações sobre a célula animal
A célula é a menor unidade do ser vivo. No corpo humano há diferentes tipos de células, e cada tipo, desempenha uma função específica visando a manutenção da vida no organismo.
Quase todas as células possuem características comuns em relação a sua forma, tais como: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Vale lembrar que estas características estão presentes tanto na célula animal quanto na vegetal.
A membrana plasmática é o envoltório da célula, é através dela que a célula ganha sua forma e seleciona as substâncias que entrarão ou sairão de seu interior (tudo que entra ou saí da célula tem que atravessar esta membrana).
O citoplasma é composto por uma parte fluida onde ocorrem muitas reações químicas necessárias à vida da célula, ele engloba tudo o que há na célula desde a membrana plasmática até o núcleo, incluindo as organelas (órgãos das células).
O núcleo controla as funções das células, ele possui envoltório duplo e poros nucleares que fazem o controle do que se dirige de dentro dele ao citoplasma ou vice-versa. A grande maioria das células do corpo tem apenas um núcleo; contudo, há células que não o possuem (este é caso dos glóbulos vermelhos) e há ainda aquelas que possuem vários (células musculoesqueléticas).
Curiosidade: Aproximadamente 75 trilhões de células formam um ser humano adulto.
Plástico Biodegradável
O novo produto foi criado a partir da raiz de mandioca
Fruto de uma pesquisa do Instituto de Química de São Carlos, da USP, a tecnologia, menos poluente, já se encontra em desenvolvimento e pode significar uma revolução no setor de embalagens
Imagine as sacolas de supermercados produzidas com plástico biodegradável. Pois esse produto já está em desenvolvimento e, num futuro relativamente próximo, poderá ser encontrado no mercado. A nova tecnologia é resultado de uma pesquisa conduzida por Eliangela Teixeira, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP.
A partir da raiz da mandioca bruta e de seus derivados (amido e resíduos), a pesquisadora obteve o amido termoplástico (TPS), que é a matéria-prima empregada na produção do plástico biodegradável. Seu estudo também incluiu a procura de alternativas destinadas a melhorar a qualidade dos TPS, deixando- os mais flexíveis e resistentes.
Eliangela constatou que a presença de açúcares na raiz e nas fibras no resíduo (subproduto da industrialização do TPS) é o principal diferencial em relação ao TPS obtido a partir do amido industrial. Depois de compor um TPS com fibras celulósicas, que representam de 15 a 50% da composição do resíduo, a pesquisadora obteve um TPS com melhor desempenho mecânico. Outro bom resultado conseguido foi a produção de nanofibras a partir das microfibras residuais, que aumentam a resistência do amido termoplástico em relação à absorção de umidade.
De acordo com Eliangela, os TPS podem ser utilizados nos setores agrícola - na confecção de tubos para plantio - e de embalagens. "Como esses segmentos empregam um grande volume de plásticos de origem petroquímica, os TPS podem contribuir para melhorar o gerenciamento do lixo e diminuir o impacto ambiental dos plásticos nãobiodegradáveis", afirma a pesquisadora.
Segundo dados da Associação Brasileira de Embalagens, o Brasil consome aproximadamente quatro milhões de toneladas de plástico por ano, mas recicla menos de 20% desse total. Tendo isso em vista, outro estudo - esse desenvolvido pela pesquisadora Cynthia Ditchfield, da Escola Politécnica da USP - obteve como resultado embalagens de plástico de amido de mandioca biodegradáveis e comestíveis. O produto também possui propriedades antimicrobianas que fazem o filme de plástico mudar de cor de acordo com o estado de conservação do alimento - característica que pode representar um ótimo atrativo comercial.
Marcadores: Curiosidades , Noticias
Dicas sobre animais vertebrados.
Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos são animais vertebrados. Todos são triploblásticos, celomados e com simetria bilateral, mas cada grupo tem características próprias. Para quem está estudando esse conteúdo para o vestibular, o professor Rocco Francisco Di Leone, do Mottola Pré-Vestibular, em Porto Alegre, destaca algumas características de cada grupo:
Peixes - São divididos em cartilaginosos e ósseos. Todos têm habitat aquático, circulação fechada com duas cavidades (átrio e ventrículo) e sistema nervoso completo, com dez pares de nervos cranianos. O tubo digestivo é completo nos dois grupos, sendo com boca ventral e coacla nos cartilaginosos e com boca frontal e ânus nos ósseos. Ambos têm respiração branquial - cartilaginosos têm cinco pares de fendas, enquanto os ósseos têm quatro. Cartilagionosos excretam uréia e ósseos, amônia. Os primeiros são vivíparos, com fecundação interna. Os outros são ovivíparos, com fecundação externa.
Anfíbios - De pele nua e vascularizada, podem ser terrestres ou aquáticos, têm tubo digestivo completo (da boca à coacla) e excretam uréia. As larvas têm respiração branquial, e os adultos, cutânea ou pulmonar. A circulação é fechada, com três cavidades (dois átrios e um ventrículo), e o sistema nervoso é completo, com 10 pares de nervos cranianos. Ovíparos, têm fecundação externa.
Répteis - São terrestres e têm pele grossa, com queratina. Seu tubo disgestivo é completo, da boca à coacla, assim como o sistema nervoso, com 12 pares de nervos cranianos. A respiração é pulmonar e a excreção é por ácido úrico. Com circulação fechada, têm três cavidades (dois átrios e um ventrículo). Ovíparos, têm fecundação interna.
Aves - Com tubo disgestivo completo, da boca à coacla, têm ainda papo e moela e excretam ácido úrico. De respiração pulmonar, são dotados ainda de sacos aéreos. Com circulação fechada, têm quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos). São ovíparos, com fecundação interna e têm circulação completa, com 12 pares de nervos cranianos.
Mamíferos - São terrestres, têm respiração pulmonar com diafragma, tubo digestivo completo (da boca ao ânus) e circulação completa com quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos). Excetram uréia, são vivíparos com fecundação interna e possuem 12 pares de nervos cranianos.
Redação Terra
Marcadores: Animais , Curiosidades
Cientistas criam transplante de célula para combater câncer
Granulócitos, células de defesa da medula óssea, são eficazes na luta contra a doença, diz pesquisa
Células de pessoas imunes ao câncer podem ser transplantadas para portadores da doença e ser eficazes no combate ao tumor, sugere uma pesquisa feita por cientistas da Wake Forest University of Medicine na Carolina do Norte, Estados Unidos.
O estudo, publicado na revista New Scientist, aponta que algumas pessoas possuem células com maior capacidade de atacar certos tipos de câncer, como o cervical.
Os cientistas, liderados por Zhen Cui, acreditam que os chamados granulócitos, células de defesa provenientes da medula óssea e que contêm grânulos, são particularmente eficazes no combate a células cancerígenas.
Cui e sua equipe agora querem testar o transplante de granulócitos 'potentes' para pacientes com câncer.
O câncer cervical atinge mulheres entre 35 e 55 anos, tendo como um dos principais causadores o vírus HPV.
Teste em laboratório
A equipe de cientistas recolheu amostras de sangue de 100 voluntários e misturou apenas os granulócitos a células de câncer cervical em laboratório.
Eles perceberam que uma amostra recolhida de uma pessoa saudável parecia ter matado 97% do câncer em apenas duas horas, enquanto que a amostra de pessoas vulneráveis a doenças ou já com o câncer teria destruído apenas 2% das células cancerígenas.
Pacientes com câncer forneceram granulócitos com capacidade abaixo da média para matar o câncer, como também foi observado entre pessoas estressadas ou acima dos 50 anos.
Curiosamente, até a época do ano parece influenciar na resistência dos granulócitos a doenças. "Ninguém parece ter capacidade para matar o câncer durante o inverno", disse Cui.
Risco
Agora, os estudiosos planejam fazer testes com humanos no ano que vem para avaliar se os granulócitos de doadores podem ter um efeito similar em pacientes com câncer.
As descobertas surpreenderam alguns especialistas, para os quais os granulócitos desempenhavam um papel menor na luta contra o câncer.
Os granulócitos são normalmente associados à resposta do organismo contra infecções bacterianas.
O imunologista John Gribben, do Cancer Researche, na Grã-Bretanha, disse que ficaria "surpreso" se a equipe de cientistas americanos conseguir transplantar granulócitos vivos para pacientes com câncer. "É mais do que um risco teórico", opinou o Gribben.
Para o imunologistas, mais estudos serão necessários para provar a eficácia dos granulócitos no combate a outros tipos de câncer, não apenas o cervical. "Há muitas pessoas considerando a prática de terapias celulares contra o câncer, mas estas ainda não se mostraram eficazes com os granulócitos".
Fonte: BBC Brasil
Marcadores: Noticias
Cientistas descobrem novas espécies na Amazônia
Uma expedição de cientistas realizada este ano revelou novas espécies de animais na região do interflúvio dos rios Purus e Madeira, na região amazônica do Brasil. Segundo os especialistas, foram achados pelo menos quatro novas espécies de aves e uma nova de macaco.
Além disso, eles identificaram diversos tipos diferentes de insetos e plantas, que ainda estão sendo analisados para se descobrir se são espécies novas ou não.
Insetos em geral, como este homóptero, mostram uma grande diversidade, muitas vezes estranha e ainda pouco conhecida
"É muito cedo para saber quantas espécies novas nós encontramos", disse à BBC Brasil o biólogo Mario Cohn-Haft, do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA), que liderou a expedição.
"O que nós sabemos de cara é que encontramos um macaco novo, que vai ser descrito como uma subespécie por uma tecnicalidade taxonômica, mas que pode também ser considerado uma espécie nova. Ele foi avistado com outro macaco, quase certamente uma espécie nova, mas cujos dados não foram coletados."
"Além disso, foram encontradas na região pelo menos quatro espécies novas de aves." Os cientistas divulgaram imagens feitas durante as duas expedições, realizadas em abril e julho deste ano. As imagens da nova subespécie de macaco não foram reveladas, pois devem ser divulgadas apenas após a publicação de artigos científicos.
Espera-se que a maioria dos opiliões e muitas das aranhas encontradas sejam espécies novas
Segundo Cohn-Haft, a região do interflúvio Purus-Madeira é uma área de grande biodiversidade dentro da Amazônia, pois possui diversos tipos diferentes de ambientes - desde florestas, campos naturais não-florestais e regiões de bambus.
"Essa heterogeneidade (de ambientes) leva a uma biodiversidade muito grande, porque cada ambiente tem espécies novas. Além disso, há poucos estudos anteriores. É uma parte da Amazônia quase inexplorada."
O Projeto Geoma que promoveu as expedições é formado por entidades científicas de diversas áreas diferentes, entre elas o Inpa, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
Além do financiamento do ministério de Ciência e Tecnologia do governo brasileiro, através da rede Geoma, os cientistas também fizeram parceria com a Petrobras, que cedeu um helicóptero para uso do projeto.
Os cientistas planejam voltar para a região, mas ainda não organizaram uma nova expedição.
Fonte: BBC Brasil