A Biologia é um ramo do conhecimento que exerce grande fascínio em todos que nela se aprofundam, pois tenta explicar os fenômenos ligados à vida e à sua origem. Inicialmente, a biologia tinha um caráter mais contemplativo e descritivo da natureza, no entanto, hoje, os diversos avanços tecnológicos têm permitido um estudo mais investigativo e detalhado dos seres vivos e dos processos biológicos.
Devido à grande diversificação e especialização das áreas de estudo da biologia, é pouco provável que uma única pessoa consiga deter todos os conhecimentos disponíveis nessa grande área. Essa diversificação levou ao surgimento de uma infinidade de termos e conceitos específicos em cada subárea. Infelizmente, o estudante que está iniciando na Biologia, muitas vezes se perde nessa terminologia e acaba por não se entusiasmar com a beleza do conhecimento em biologia. A estrutura do nosso ensino médio e a forma de acesso ao terceiro grau tem estimulado esse tipo de atitude. É nosso dever, portanto, mostrar ao estudante recém ingresso na universidade que a Biologia é bem mais do que uma simples "decoreba" para passar no vestibular.
A biologia está presente no nosso dia-a-dia e influencia diretamente as nossas tomadas de decisão, mesmo que não se perceba de pronto. Mas basta observarmos o consumo de bebidas alcoólicas, drogas, alimentos geneticamente modificados, agricultura orgânica, AIDS, gravidez na adolescência, higiene, prática de atividades físicas, preservação do ambiente, poluição, são temas que facilmente explicados com os conhecimentos advindos da biologia. Portanto, o estudo desta ciência requer uma postura mais crítica, para que possamos entender os processos biológicos por uma visão holística e assim tomarmos decisões mais coerentes com a realidade que nos cerca.
A Importância do Estudo da Biologia
Postado por
Nando Sant Anna
quinta-feira, 30 de julho de 2009
0 comentários:
Postar um comentário